Jardim Tropical por Jair Pinheiro

“Pérgola” é uma estrutura feita com colunas verticais de variados materiais, cobertos de vigas horizontais paralelas, construidas como caminhos, passagens ou áreas de estar e cobertas de trepadeiras. Elas podem também servir como extensão, na lateral de uma sala, como ligação entre construções, finalizando uma varanda como uma espécie de gazebo. Elas proporcionam frescor e luz, protegendo do calor da incidência direta do sol.

A palavra se origina do latim “pergula”. As pérgolas são estruturas mais duráveis do que os túneis e passagens criadas apenas unindo o topo das plantas como se usava nos jardins entre o final da idade média e início do renascimento. A variedade de trepadeiras que podem ser usadas sobre as pérgolas é imensa, proporcionando um espetáculo de cores e perfumes.

Jair-Pinheiro-Paisagismo-45Na Itália as pérgolas eram muitas vezes cobertas de parreiras, que encantavam não apenas pela folhagem, mas pelas frutas. Nos jardins atuais as pérgolas são estruturas encantadoras que acrescentam pontos de convivência e atrativos em qualquer jardim, perto de piscinas, prolongando áreas gourmet, criando ambientes de estar com lareiras externas em lugares frios ou mesmo em partes remotas do jardim como uma surpresa no fim do passeio.

Roseiras, jasmins, flor de jade são algumas das mais requisitadas plantas a cobrir os pergolados que enriquecem qualquer jardim e projeto arquitetônico. Estas esculturas vivas podem ser observadas e desfrutadas não apenas por baixo, mas das varandas de andares superiores.

Dê sua opinião sobre pergolados nos comentários abaixo e continue acompanhando nossos artigos para saber mais sobre este e outros assuntos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

quatro × quatro =

clear formSubmit